No centro do nosso serviço está uma sólida parceria com mais de 110 centros certificados de desmantelamento na Europa, que constituem a base do nosso compromisso com a responsabilidade ambiental. Estes centros são fundamentais para fornecer o nosso stock de 7 milhões de peças auto usadas, garantindo que os nossos clientes tenham acesso a soluções sustentáveis e fiáveis para as suas necessidades automóveis.
A Rodapeças destaca-se como uma figura parceira na indústria de desmantelamento e reciclagem de carros. Fundada em 1990 por Carlos Rosa, a Rodapeças iniciou a sua jornada com foco em peças auto usadas. No entanto, ao longo dos anos, evoluiu para fornecer peças novas e usadas para uma variedade de veículos, incluindo de passageiros, comerciais e 4×4.
A parceria estratégica entre a Rodapeças e a B-Parts, estabelecida em 2015, representa um marco significativo na trajetória da empresa.
Rodapeças Potencia a Sustentabilidade: Uma Visão para o Futuro
Conheça Manuel Vicente, uma figura-chave na administração da Rodapeças. Durante a nossa conversa, Vicente salientou que a parceria com a B-Parts facilitou a integração de tecnologias digitais no modelo de negócio e abriu portas para novos mercados.
Com um renovado foco na sustentabilidade e inovação, a colaboração entre a Rodapeças e a B-Parts visa estabelecer novos padrões de excelência.
1 – Quando é que a Rodapeças foi criada e por quem?
A Rodapeças foi criada em 1990. O sócio fundador foi o Senhor Carlos Rosa e iniciou, precisamente, com peças auto usadas. A partir daí foi evoluindo até aos dias de hoje aquilo que faz, que é muito mais do que isso.
2 – Quando é que foi estabelecida a parceria com a B-Parts?
A parceria com a B-Parts nasceu em 2015 e, na verdade, até digo que foi a melhor coisa que nos podia ter acontecido. A parceria centra-se na nossa área de negócio de peças auto usadas, e a B-Parts facilitou-nos a digitalização, bem como a compreensão e a aprendizagem rápida de todo o processo.
3 – Que tipo de automóveis recebem? E quantos recebem por mês?
Aqui, na Rodapeças, recebemos maioritariamente viaturas ligeiras. Também algumas comerciais, 4×4, mas todo o tipo de viaturas. Nós recebemos normalmente entre 50 a 60 carros por mês, o que representa uma média de 600 a 700 automóveis por ano.
4 – Que tipo de peças vendem?
A Rodapeças é vista como um fornecedor global de peças e de serviços. Embora tenhamos começado com as peças usadas, nós hoje oferecemos uma variedade de peças novas. A nossa seleção de peças novas inclui originais e aftermarket, e dentro das aftermarket disponibilizamos mecânicas, colisão e pneus.
5 – Quais são as vantagens da parceria com a B-Parts?
Atualmente, a parceria com a B-Parts é essencial para a Rodapeças. Permite-nos acompanhar esta tendência de utilização das peças reutilizadas. Através da B-Parts, conseguimos entrar em mercados e em operadores que olhavam para as peças auto usadas de uma forma diferente.
6 – Que serviços disponibiliza a Rodapeças?
Temos uma marca exclusiva de produtos e serviços chamada PADOR, que oferece uma variedade de produtos como lubrificantes, líquidos de refrigeração, motores de arranque e alternadores. Para além disso, temos também uma solução informática, denominada PADOR Tech Solution, e a Academia PADOR, que proporciona formação aos nossos clientes. A marca PADOR inclui ainda um programa de fidelização ao qual aderiram várias oficinas. O programa oferece apoio ao nível da formação técnica e empresarial, para além de outros serviços.
A Rodapeças conta ainda com uma empresa parceira do grupo Rodapeças especializada no desmantelamento de automóveis (essencial para a economia circular) e na gestão ambiental para fins de sustentabilidade.
Gostaria ainda de referir um novo projeto relacionado com o mercado de peças usadas. O projeto chama-se EcoRDP e consiste na certificação de algumas das nossas peças usadas com a marca EcoRDP. Estas peças auto certificadas foram submetidas a um processo de avaliação, certificação e garantia para assegurar que estão em perfeitas condições de funcionamento. Desta forma, os clientes podem ter a certeza de que as peças são testadas e comprovadas como estando em boas condições de funcionamento antes de serem reutilizadas.
7 – A parceria com a B-Parts está a ser produtiva?
A entrada da B-Parts num grupo fabricante de automóveis foi uma garantia de que as peças usadas vão ter um futuro, principalmente neste contexto em que a economia circular tem estado mais em voga. E ter um parceiro proeminente como a B-Parts é fundamental para a Rodapeças. Por isso, temos vindo a reforçar a nossa colaboração com a B-Parts e esperamos que continue bem-sucedida.