Comprar peças de automóvel usadas online é uma ótima forma de poupar dinheiro e manter o carro a funcionar bem. Mas não é tão simples como clicar em “adicionar ao carrinho”. Se não souber o que procurar, pode acabar por comprar uma peça que não encaixa, que não funciona corretamente ou que não vale o preço.
Para o ajudar a evitar estes problemas, listamos os cinco erros mais comuns que as pessoas cometem ao comprar peças auto usadas online e como os evitar.
O que evitar ao comprar peças auto usadas online?
1. Não ter conhecimento da especificação exata da peça
É muito importante saber a referência original da peça que procura. Cada peça de um veículo tem um código de referência dado pelo fabricante. Esse código, que pode estar na sua peça antiga, ajuda a encontrar uma substituição compatível. Note que pequenas diferenças nesse código, como letras diferentes no final, podem fazer com que a peça não funcione corretamente no seu veículo.
Para além disso, detalhes do veículo, como matrícula, marca, modelo e ano, ajudam a validar se a peça corresponde ao seu automóvel. Pode ainda usar o número de identificação do veículo (VIN), embora isso não assegure a correspondência perfeita.
Caso ainda tenha dúvidas, consulte um especialista.
Leia também: Porquê comprar peças auto usadas?
2. Não ler os detalhes na descrição nem as fotos com atenção
Quando falamos em comércio eletrónico, as fotos e a descrição das peças são essenciais para verificar a qualidade das mesmas. Como são peças de carro usadas, é natural que apresentem sinais de desgaste provenientes da utilização anterior.
Isto é ainda mais frequente nas peças de colisão, que podem apresentar pequenos arranhões na pintura. Outros sinais de desgaste, como corrosão ou ferrugem, também podem acontecer.

Primeiro, verifique se o site é transparente, se tem imagens detalhadas e se a descrição indica algum “problema” que possa ser relevante. Se não estiver claro no site, peça mais fotos detalhadas de vários ângulos.
3. Não verificar a política de devolução
Este é um dos fatores mais importantes, tanto para profissionais de oficinas quanto para clientes que compram para o seu próprio carro. Qualquer pessoa pode enganar-se, pensar que a peça é compatível e, no final, descobrir que não é a esperada.
Para o mesmo modelo de veículo, podem existir vários tipos de peça que parecem iguais, mas com funcionalidades diferentes. Por exemplo, os retrovisores podem ter rebatimento elétrico ou câmaras integradas, o que faz uma grande diferença.

Assim, é muito fundamental estar ciente das garantias de devolução das peças, bem como dos prazos de devolução.
Opte por vendedores que ofereçam opções de devolução flexíveis, especialmente se não tiver 100% de certeza sobre a compatibilidade da peça.
Leia, releia e, se necessário, esclareça dúvidas sobre a devolução e garantia com a marca antes de comprar. Deste modo, evita custos inesperados.
4. Não considerar a reputação do website
Escolher um vendedor confiável garante que receba peças originais, certificadas e de qualidade.
Pesquise por reviews online da empresa onde pretende comprar. Falta de informação, poucas fotografias, descrições fracas ou respostas vagas nas redes sociais ou sites de reviews são sinais de desconfiança.
5. Priorizar apenas o preço
É natural que, para muitas pessoas, o preço seja um fator decisivo na hora de comprar peças para o carro. No entanto, focar apenas no valor pode levar a escolhas de menor qualidade e duração.
De forma geral, existem três tipos de peças, e cada uma tem características diferentes de preço e qualidade:
- OEM: produzidas pelo fabricante original; geralmente mais caras, mas garantem encaixe perfeito e qualidade confiável
- Aftermarket: criadas por fabricantes independentes; costumam ser mais baratas, mas podem variar em qualidade
- Used OEM Parts: peças originais de segunda mão; podem ser mais acessíveis
Portanto, embora seja tentador escolher sempre a opção mais barata, é importante considerar também a qualidade, durabilidade e compatibilidade da peça.
Saiba mais: Peças OEM e Aftermarket: diferenças & vantagens
Comprar peças de carro usadas online pode economizar muito dinheiro se forem tomadas em consideração algumas medidas. Verifique sempre o número da peça, leia a descrição e examine as fotos, entenda a política de devolução, compre de vendedores confiáveis e não se concentre apenas no preço. Seguindo esses passos simples, fará compras mais seguras!