Quem nunca perdeu preciosos minutos de uma manhã fria a tentar tirar gelo do para-brisas? Todos os invernos surge a mesma dúvida, e acabamos por recorrer sempre aos mesmos métodos. Desde deitar água quente até raspar o gelo, existem muitos mitos e verdades sobre esta tarefa.
Mas afinal, o que devemos ou não fazer? Neste artigo, abordamos as estratégias mais práticas e seguras para tirar gelo do para-brisas e evitar danos ao seu carro.
Como tirar o gelo do para-brisas
Porque é que o vidro do carro congela?
Um dos fatores que leva à formação de uma camada de gelo no para-brisas é a condensação da humidade presente no ar. Além disso, a diferença entre a temperatura interior e exterior do veículo também contribui para o congelamento.
Embora menos comum, o para-brisas pode congelar por dentro. Isto acontece quando o ar dentro do carro apresenta um nível elevado de humidade, por exemplo devido a tapetes húmidos.
Como evitar que o vidro do carro congele?
Nem todos têm a possibilidade de estacionar o carro numa garagem, mas prevenir é melhor do que remediar.
O melhor método para evitar gelo no para-brisas é cobri-lo com uma capa composta por tecido impermeável e macio, para não arranhar o vidro.
Se não tiver uma capa específica, pode usar um lençol ou outro tecido. Para garantir que o tecido não saia durante a noite, prenda as pontas nas portas do carro.
O que não fazer
- Não deitar água quente
A diferença brusca de temperaturas pode provocar rachaduras ou até partir o vidro.
- Não ligar as escovas limpa para-brisas nem usar o líquido do limpa para-brisas
O gelo pode danificar as escovas do limpa-para-brisas, enquanto o líquido, por estar muito frio, apenas vai intensificar o gelo.
- Evite o uso de sal
Os grãos de sal podem riscar o vidro
- Desconfie de métodos caseiros pouco seguros
Embora populares, métodos como esfregar o vidro com uma meia cheia de arroz aquecida podem causar pequenos riscos no vidro.
Leia mais: 6 dicas para proteger o carro no inverno
Dicas para tirar o gelo do para-brisas
- Ligue o ar condicionado
Ative a função de desembaciar vidros no carro. O ar condicionado quente direcionado ao para-brisas ajuda a enfraquecer a camada de gelo.
- Use um raspador específico
Raspe o gelo com cuidado, usando um raspador próprio para vidros. Evite utensílios improvisados, como espátulas de cozinha, que podem riscar o vidro.
- Soluções caseiras
Prepare uma mistura de 1/3 de água e 2/3 de álcool isopropílico.
Aplique com um pulverizador — por exemplo, pode reutilizar frascos de spray vazios (como os de limpa-vidros ou sprays para cabelo), desde que estejam bem lavados.
Não pulverize a mistura noutras partes do carro, pois pode danificar a pintura.
- Use sprays descongelantes
Estes produtos estão disponíveis no mercado e são desenvolvidos para remover gelo de forma eficaz, sem corroer a pintura do veículo.
Com estas dicas, tirar gelo do para-brisas vai ser muito mais rápido e eficaz. Evite métodos arriscados que podem danificar o para-brisas. Assim, as manhãs de inverno vão deixar de ser um problema (pelo menos no que respeita ao gelo no para-brisas)!