O nosso serviço é sustentado com base numa forte parceria com mais de 110 centros de desmantelamento certificados na Europa. Estes centros são a base do nosso compromisso com a satisfação do cliente e a responsabilidade ambiental. Os fornecedores desempenham um papel vital ao proporcionar aos nossos clientes acesso a soluções fiáveis e sustentáveis para as suas necessidades automóveis, oferecendo o nosso vasto stock de 7 milhões de peças auto usadas.
Fundado em 1962, o fornecedor GPA exemplifica a excelência na indústria de desmantelamento de automóveis. Processa um impressionante número de 24.000 veículos anualmente, de onde extraem e catalogam 200.000 peças usadas de alta qualidade. Esta dedicação à eficiência e sustentabilidade posicionou o GPA como uma importante parceira.
A colaboração entre o GPA e a B-Parts representa um marco significativo na trajetória da empresa. O GPA pode agora oferecer o seu vasto stock a um público internacional. Esta expansão beneficia os clientes em todo o mundo e fortalece o compromisso do GPA com um futuro mais sustentável para a indústria automóvel.
GPA a promover a sustentabilidade: Uma visão para o futuro
Conheça Hugo Barberot, Diretor de Vendas da GPA. Durante a nossa conversa, Hugo partilhou insights sobre o meticuloso processo de desmantelamento de carros e catalogação de peças. Descubra a parceria colaborativa que impulsiona o nosso sucesso.
1 – Quando foi criada a GPA? E quantos carros recebem anualmente?
A GPA é um centro de desmantelamento de automóveis desde 1962, e tratamos cerca de 24.000 veículos por ano.
2 – Que tipo de carros compram?
Lidamos principalmente com automóveis de companhias de seguros, por isso temos acordos com a maioria dos players do setor. Isto permite-nos trabalhar com estes carros, uma vez que foram envolvidos num acidente.
Temos um reboque que recolhe o veículo na área do acidente e o traz para o nosso espaço para que possamos trabalhar nele. Estes carros são principalmente das companhias de seguros.
3 – Quantas peças têm em stock?
Atualmente, temos 120.000 peças auto em stock no nosso website. Produzimos cerca de 180 a 200.000 peças por ano, por isso temos sempre mais de 100.000 peças de automóveis.
4 – Que serviços oferece o GPA?
Vendemos as nossas peças apenas remotamente através de um call center. Também trabalhamos com a B-Parts para comercializar as nossas peças, especialmente em países onde não podemos ir sozinhos.
5 – Explique o processo de desmantelamento desde que o carro chega à GPA.
Assim que o veículo chega, temos de seguir várias etapas. Primeiro, avaliamos o carro para determinar quais as peças a serem retiradas. Após esta avaliação, o automóvel passa pela nossa oficina de desmantelamento, onde temos dois circuitos principais pelos quais o veículo passará por diferentes etapas.
Realizamos uma série de testes no motor do carro, nos componentes elétricos, nos faróis e nos faróis traseiros. Após os testes iniciais, desmontamos o automóvel e removemos as peças necessárias (e possíveis de reciclar). Priorizamos a qualidade das nossas peças, garantindo que sejam homogéneas e atendam a padrões de alta qualidade.
6 – Quando foi estabelecida a parceria com a B-Parts?
A parceria com a B-Parts começou em outubro de 2022. Trabalhamos durante vários meses com as equipas da B-Parts para organizar esta colaboração. Esta parceria foi importante para nós, porque nos permitiu trabalhar com um player com uma dimensão europeia e com presença no estrangeiro.
7 – Quais são as vantagens da parceria?
Em primeiro lugar, a B-Parts opera num modelo ligeiramente diferente, o que nos obriga a integrar as suas complexidades no nosso próprio modelo. Isso foi um desafio significativo. No entanto, a B-Parts tem uma presença global, o que nos permite expandir para mercados com os quais não estávamos previamente a trabalhar, como Portugal, Espanha e muitos outros países que teriam sido difíceis de alcançar de forma independente.
8 – As exportações aumentaram desde da parceria com a B-Parts?
Desde a parceria com a B-Parts vendemos peças em países que nunca imaginamos. Lembro-me de termos vendido uma peça para Chicago, o que representou um aumento significativo nas nossas exportações de peças auto.