Procurar
Close this search box.

Carro automático ou manual? Diferenças, vantagens e desvantagens

Vai comprar um carro? Talvez tenha algumas dúvidas, tendo em conta a oferta que existe no mercado.

“O que devo escolher? Um carro citadino, um SUV ou uma carrinha?”

Para nem falar da cor e da cilindrada — entre outros aspetos que tem de pesar na balança…

Quando chega o momento de escolher o tipo de transmissão, a situação é ainda mais complexa. De certeza que tem uma opinião, mas também gosta de ouvir a das pessoas em quem confia. Há quem prefira carros com transmissão automática, pelo prazer e conforto da condução; e há quem não abdique da caixa de velocidades manual, por ter mais controlo sobre o automóvel (e também por serem mais económicas).

Por isso, se continua na dúvida sobre que carro escolher, está no sítio certo. Descubra as diferenças, vantagens e desvantagens antes de decidir entre um carro automático ou manual.

Alavanca da caixa de velocidades automática de um carro

O confronto: transmissão automática vs. transmissão manual

Muitas pessoas não trocam os seus carros manuais por automáticos — nem sequer num futuro próximo. Por outro lado, há condutores que, após conduzirem carros de transmissão automática, não voltam a ter um carro manual.

Há também quem defenda que os carros automáticos são sinónimo de conforto, enquanto os carros manuais são sinónimo de poupança — ainda que não seja bem assim, porque os automáticos permitem uma maior poupança. As opiniões são várias.

As principais diferenças: custos, conforto e velocidade

Os carros com transmissão manual prolongam mais as rotações do veículo, quase até ao limite. Nos automáticos, a pessoa só se preocupa em acelerar e travar (ou nem isso, como já se vê pelos carros autónomos que circulam na estrada).

O carro automático não precisa de ação humana para alterar a velocidade do carro. Ou seja, não é preciso carregar no pedal da embraiagem para alterar a velocidade. De forma automática e inteligente, a transmissão automática sabe quando alterar a mudança graças à velocidade (e rotações) a que circula.

Em relação à manutenção, que também é essencial na hora de escolher um carro, não podemos negar que os carros automáticos precisam de mais cuidados — por terem uma tecnologia muito mais avançada.

Esses cuidados são, por norma, mais caros.

No caso da trasmissão manual, também é necessária alguma prevenção. Ao que acresce que, se usar a transmissão manual de forma errada, pode queimar a embraiagem e, por consequência, provocar danos no motor (que deve ser sempre preservado).

Os gastos no combustível

Este deve ser o tema que mais importância tem quando se comparam carros de caixa automática com os de caixa manual.

Nos carros automáticos mais antigos, o consumo de combustível era superior porque a troca de velocidades acontecia em altas rotações. Nos carros de transmissão manual era possível antecipar a troca por ação humana.

Com o avanço da tecnologia, melhoria do fabrico, e da atenção dos contudores, concluiu-se o contrário: os carros automáticos consomem menos que os manuais porque o sistema de transmissão é mais eficiente.

A verdade é que as primeiras caixas automáticas eram mais lentas, e contavam apenas com 4 velocidades. 

Hoje, os carros automáticos já têm 8 a 9 velocidades, muito mais rápidas, que promovem uma troca a rotações mais baixas. Ora, isto significa que o consumo de combustível é (muito) menor, independentemente de o carro usar diesel ou gasolina, energia elétrica ou até hidrogénio.

Ainda assim, a verdadeira poupança depende de quem conduz. Muitas pessoas procuram carros automáticos pela capacidade de acelerar rápido, e de chegar a velocidades elevadas com maior rapidez — nesses casos, o consumo dispara.

Percebidas as diferenças entre um carro automático ou manual, conheça agora as vantagens e desvantagens de ambos.

Manete de velocidades de um carro manual

Transmissão automática vs. manual: vantagens e desvantagens

Vantagens dos carros manuais

Mais baratos

A manutenção de uma caixa manual fica mais em conta quando comparada com uma de caixa automática. Aliás, é difícil uma caixa de transmissão manual precisar de intervenção.

Maior controlo do carro

Num carro manual, o condutor tem total domínio da potência do motor — quer na velocidade, quer nas curvas e descidas.

Mais oferta de peças de reposição

Se precisar de uma peça para o seu carro manual, basta dirigir-se a um mecânico. A probabilidade de encontrar o que procura é alta, já que existem muitas peças disponíveis.

Menor desgaste dos travões

Numa descida, e com uma velocidade “engatada”, a velocidade a que o carro se desloca é controlada pelo motor, com tendência a reduzir a velocidade — o que evita o desgaste dos travões (e também das pastilhas).

Mas, lembre-se: a caixa não serve como substituto dos travões. A sua segurança está (sempre) em primeiro lugar.

Desvantagens dos carros manuais

Desconforto no trânsito

O famoso “para-arranca” não é confortável para ninguém. Uma pessoa tem sempre de pressionar a embraiagem para o carro andar, assim como para mudar a velocidade.

Menos segurança

Pode acontecer, independentemente da sua experiência de condução. Isto porque, para mudar a velocidade, tem sempre de tirar uma das mãos do volante.

A embraiagem pode queimar

Se mudar de velocidade apenas em rotações altas, pode queimar a embraiagem com facilidade.

Vantagens dos carros automáticos

Conforto

É mais fácil conduzir em mudanças automáticas, logo o conforto é maior — até porque só precisa de acelerar e travar. Existem menos pedais e menos ações durante a condução.

Consumos mais baixos

Os carros automáticos consomem menos combustível por terem mais 3 a 4 mudanças (do que os manuais). Assim, o motor altera as mudanças a baixas rotações, tornando-se mais eficiente.

Segurança

A verdade é que nunca precisa de tirar as mãos do guiador, pelo que garante a sua segurança e a de quem transporta.

Desvantagens dos carros automáticos

Manutenção mais cara

Embora os carros automáticos precisem de menos reparações, estas são mais dispendiosas.

Preço de compra elevado

Um carro com sistema automático custa, em média, mais 2000€ do que um carro manual.

Maior consumo de óleo

A transmissão automática consome mais óleo do que a manual. Por isso, preste atenção ao nível do lubrificante para evitar futuros problemas no motor.

Afinal, qual devo escolher? Carro automático ou manual?

Agora, que conhece as diferenças, vantagens e desvantagens de ambas as transmissões, está na hora de escolher. Lembre-se que tudo depende do uso que dá ao veículo, dos quilómetros que percorre e em que contexto.

Antes de decidir, faça um test drive aos modelos que tem debaixo de olho. Assim, a decisão torna-se mais fácil.