/ Alternador

Problemas comuns no Alternador

Pouco conhecido pelos condutores, o alternador é um elemento de elevada importância no sistema eletrónico de um automóvel, responsável por converter energia mecânica em energia elétrica.


A sua principal função é carregar a bateria do carro e alimentar todo o sistema elétrico do carro enquanto o motor está a trabalhar. Como tal, o alternador é acionado pela corrente ligada ao motor produzindo uma corrente alternada que pode ser convertida em corrente contínua.

Devido à sua elevada importância para o funcionamento do carro enumeramos os principais problemas que condicionam ou até mesmo, impossibilitam, o seu funcionamento.

alternador1-1

1. Atrito nos componentes móveis internos

O funcionamento dos alternadores envolve rotações a alta velocidade, desgastando ao longo do tempo os seus componentes. Desta forma, estes irão apresentar uma certa resistência a estes movimentos conduzindo a uma potencial sobrecarga nos restantes constituintes.

2. Curto-circuito

Este problema está associado à necessidade de transferir energia da bateria de um automóvel para carregar a bateria de outro. Se este procedimento for realizado inadequadamente, (errando a posição dos cabos), a bateria sofre um curto-circuito provocando danos permanentes no alternador.

3. Excesso de esforço

O funcionamento do alternador é condicionado pelo esforço excessivo necessário para compensar a energia utilizada pelo condutor. Isto acontece quando o alternador não trabalha para oferecer energia mecânica à conversão elétrica, como por exemplo, em situações onde o sistema de som está ligado sem o motor estar a trabalhar.

4. Quebra da Correia

As correias dos alternadores são compostas por borracha. Ao longo do tempo e do esforço constante, este componente começa a perder a elasticidade até acabar por romper totalmente. Como é fundamental para a transferência de energia, compromete o funcionamento do alternador funcionar corretamente influenciando assim o estado do veículo.

5. Sobrecarga elétrica

Os alternadores são compostos por reguladores de tensão que são fundamentais para o funcionamento em segurança do sistema elétrico. No caso de o regulador estar danificado, não irá interpretar as variações dos níveis de energia produzidos pelo motor. Desta forma, os níveis serão convertidos em correntes elétricas iguais, transferindo uma carga violenta para os dispositivos elétricos do carro. Esta ocorrência pode provocar danos permanentes nestes dispositivos.


No caso de necessitar de substituir uma peça do seu automóvel, nós temos a solução para si. Na B-Parts.com oferecemos mais de 30 000 Alternadores Originais Usados, individualmente fotografados, com índice de qualidade, referência do fabricante e garantia de conformidade.

Dispomos ainda de uma equipa especializada de apoio ao cliente para o ajudar a esclarecer as suas dúvidas e garantir que encontra a peça que melhor se adeque às suas necessidades.