/ Caixa de velocidades

Boas Práticas para Preservar a Caixa de Velocidades

Responsável por desmultiplicar a rotação do motor para o diferencial e transformar potência em força ou velocidade, a caixa de velocidades é um dos componentes mais complexos do automóvel.


A sua preservação é condicionada por alguns hábitos impróprios durante a sua utilização. Estes devem ser do conhecimento dos condutores a fim de aumentar a sua longevidade e o funcionamento do veículo.

Desta forma, enumeramos algumas boas práticas que devem ser adoptadas durante a sua utilização, para que, ao ter consciência dos mesmas, tome as devidas providências e estime melhor a sua caixa.

caixa-de-velocidades-1-1

1. Não controle o uso da embraiagem com o acelerador nas subidas

A falta de experiência dos condutores a encontrar o ponto embraiagem nas subidas, compromete o funcionamento da caixa manual, devido ao facto de não dosearem adequadamente a embraiagem e o acelerador.


2. Evite descansar a mão nas mudanças

Um dos hábitos mais frequentes dos condutores é colocar a mão sobre a alavanca de velocidades. O peso da mão aumenta progressivamente o peso sobre alguns elementos do sistema de transmissão, provocando um desgaste acentuado na caixa de velocidades.


3. Evite repousar o pé na embraiagem

Considerado um dos vícios mais comuns e dos primeiros a ser adquirido quando se começa a conduzir, provoca um desgaste progressivo do pedal da embraiagem, condicionando a longo prazo o seu normal funcionamento.


4. Não deve engrenar a primeira mudança sem o carro estar totalmente parado

Este mau hábito pode provocar danos no eixo de transmissão devido ao esforço acentuado para realizar movimentos sem possuir as condições adequadas para tal.


5. Não arranque na segunda mudança

Iniciar a marcha nesta mudança reduz até 50% da vida útil do disco de embraiagem. É muito importante contrariar este hábito, devido ao impacto negativo que provoca no funcionamento da caixa de velocidades.

6. Colocar o carro em ponto morto quando está parado

Quando parar o carro num sinal vermelho é recomendado colocar o carro em ponto morto. Assim, reduz o esforço do pedal da embraiagem por não engrenar nenhuma mudança.


No caso de necessitar de substituir uma peça do seu automóvel, nós temos a solução para si. Na B-Parts.com oferecemos mais de 2 000 000 de Peças Originais Usadas, individualmente fotografadas, com índice de qualidade, referência do fabricante e garantia de conformidade.

Dispomos ainda de uma equipa especializada de apoio ao cliente para o ajudar a esclarecer as suas dúvidas e garantir que encontra a peça que melhor se adeque às suas necessidades.