/ Motor

Boas Práticas para Preservar o Motor

“O motor é o coração do automóvel”. Apesar desta analogia ser antiga, a sua veracidade continua intacta nos dias de hoje.

São fabricados para durarem vários anos e atingirem altos níveis de desempenho, no entanto é necessário adotar boas práticas de manutenção para o preservar e prolongar a sua “vida”.


Qualquer descuido pode causar um grande transtorno no futuro. Siga estas dicas para garantir bom funcionamento do motor do seu carro!

motor1

1. Evite circular com rotações baixas

Quando isto acontece, o motor está a ser gravemente forçado. Por exemplo, quando estiver a circular a uma velocidade de 70 km/h em quarta e repentinamente a reduzir para 30 km/h deve adequar a mudança a esta velocidade.

2. Pratique uma condução equilibrada

Uma condução preventiva não se aplica só à prevenção de acidentes. Estas práticas ajudam a preservar o motor. Evite circular a constantes velocidades excessivas, baixas rotações e grandes acelerações e desacelerações.

3. Preste atenção ao óleo do motor

O óleo tem uma elevada importância na lubrificação das peças que se movem para proporcionar a funcionamento do motor. Sem a presença de óleo haveria um desgaste bruto nestas peças que colocaria em causa a vida útil do motor. Assim, deve verificar o seu nível regularmente, substituí-lo a cada 5 mil ou 7,5 mil quilómetros dependendo do fabricante e não o utilizar após a validade ter expirado.

4.Troque o filtro de ar

O filtro de ar é como um pulmão para o motor. Se estiver com impurezas o consumo de combustível aumenta, provocando uma diminuição da potência. É recomendado fazer a troca do filtro de ar após o Verão, antes de haver maior humidade, a cada 2 anos ou 20 mil quilómetros.

5. Tenha cuidado com o sistema de arrefecimento

Deve verificar periodicamente o nível de óleo no reservatório e se possui a quantidade de líquido de refrigeração adequada. Estes cuidados podem proteger o motor do carro de um possível sobreaquecimento.

6. Não abra a tampa do reservatório de água com o carro quente

Não só corre riscos graves de se queimar como também entrará ar no sistema que pode originar um sobreaquecimento.

7. Não dispense as revisões

Não desvalorize a importância das revisões periódicas. Podem existir determinados detalhes que um olho especializado pode identificar com maior facilidade.


No caso de necessitar de substituir uma peça do seu automóvel, nós temos a solução para si!
Na B-Parts.com oferecemos mais de 2 000 000 de Peças Originais Usadas, individualmente fotografadas, com índice de qualidade, referência do fabricante e garantia de conformidade.

Dispomos ainda de uma equipa especializada de apoio ao cliente para o ajudar a esclarecer as suas dúvidas e garantir que encontra a peça que melhor se adeque às suas necessidades.