/ BoasPráticas

Boas Práticas para Preservar os Pneus

Os pneus são um elemento fundamental na segurança dos automóveis. Por vezes, não reconhecemos a sua importância e acabamos por ter certos comportamentos que aumentam o seu desgaste e reduzem a segurança do carro.


Pode parecer mentira, mas com os devidos cuidados é possível conduzir 40 Mil Km com o mesmo conjunto de pneus sem necessitarem de serem substituídos. Desta forma, enumeramos algumas simples precauções que deve ter em conta para preservar os pneus e aumentar a segurança do seu automóvel.

pneus-1--1

1. Verificar o seu desgaste

O valor mínimo imposto por lei da profundidade do piso dos pneus é de 1,6 mm para veículos ligeiros e 1 mm para veículos pesados. O melhor método para medir o desgaste dos pneus é através da utilização de um profundímetro. Assim, deve realizar a medição no exterior, interior e centro do pneu de modo a compreender se o desgaste é igual nas diferentes partes.

No entanto, existem determinados fabricantes que na produção dos pneus inserem indicadores de desgaste no seu piso, para ter conhecimento de quando os deve trocar.


2. Adequar a pressão

Quando se adiciona mais carga no veículo, nomeadamente em viagens longas como o caso de férias em família, é necessário regularizar a pressão dos pneus de acordo com as indicações do fabricante e o valor de carga máxima definido.


3. Ter atenção aos obstáculos na estrada

Devemos prestar especial atenção à forma como “enfrentamos” determinados inimigos dos pneus, nomeadamente buracos, pedras e lombas. De modo a aumentar a longevidade dos pneumáticos é importante adotar uma abordagem preventiva e reduzir a velocidade nestas situações.


4. Substituir as válvulas

As válvulas são responsáveis por conservar o ar dentro dos pneus. Ao longo da sua utilização o seu desgaste aumenta e condiciona a performance dos pneus, colocando em causa seu estado.


5. Controlar a pressão

Quando a pressão dos pneus está abaixo ou acima do valor indicado pelo fabricante, não só aumenta o consumo do automóvel e o desgaste dos pneumáticos, como também reduz a aderência ao piso.

Para evitar estas situações, deve verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês, de modo a melhorar a sua durabilidade e a segurança do seu veículo.


6. Alinhar a direção

O alinhamento da direção deve ser realizado a cada 10 mil Km, de modo a manter as 4 rodas totalmente alinhadas à superfície e impedir que estas se arrastem, aumentando o desgaste dos pneus.

Verificar o alinhamento pode ser feito em qualquer altura, no entanto é recomendado dirigir-se a uma oficina que possua equipamento adequado e especialistas para fazerem esta operação.


No caso de necessitar de substituir uma peça do seu automóvel, nós temos a solução para si. Na B-Parts.com oferecemos mais de 2 000 000 de Peças Originais Usadas, individualmente fotografadas, com índice de qualidade, referência do fabricante e garantia de conformidade.

Dispomos ainda de uma equipa especializada de apoio ao cliente para o ajudar a esclarecer as suas dúvidas e garantir que encontra a peça que melhor se adeque às suas necessidades.