/ Boas práticas

Boas práticas para preservar o Turbo do carro

Atualmente é muito comum os automóveis recorrerem à utilização do turbo para otimizar a sua performance. Aumentar a sua potência, velocidade, recuperar e diminuir o consumo de combustíveis são alguns dos exemplos das suas potencialidades.

Para compreender a importância de preservar e prolongar a vida útil do turbo do motor é necessário perceber a sua mecânica.


O rendimento do motor está relacionado com a quantidade de ar que absorve. Quanto maior for a mistura de ar e combustível no cilindro, maior será a sua potência. Assim, com o objetivo de reduzir a quantidade de combustível e aumentar a quantidade de entrada de ar obtendo o mesmo proveito, foi criado o turbo, responsável por reaproveitar os gases de escape, comprimir e, forçar o ar para dentro da câmara de combustão.

Por sua vez, o ar comprimido fica menos denso devido ao seu aquecimento, o que permite o aumento da sua quantidade dentro da câmara de combustão e contribui para a redução de consumos nos automóveis.

Para cuidar do turbo é necessário adotar alguns hábitos e comportamentos mais responsáveis no estilo de condução. Siga estas dicas para garantir a durabilidade do turbo do seu carro.

turbo1-1

1. Não inicie a marcha imediatamente após ligar o carro

Deve esperar aproximadamente 10 segundos até iniciar a marcha para o óleo chegar até ao turbo, a fim de permitir a lubrificação de todos os elementos do motor.

2. Evite acelerar ao máximo enquanto o motor estiver frio

Enquanto sentir que o motor não atingiu a temperatura ideal para a sua utilização, próximo dos 90ºC, não deve acelerar ao máximo o seu carro nem mudar de velocidades com rotações elevadas.

3. Verifique o nível de óleo

O aquecimento do motor está relacionado com óleo. O óleo frio é mais viscoso e consistente, sendo que, não chegará com a mesma facilidade a todas as zonas do motor. Da mesma forma que, se a quantidade de óleo existente do carro for insuficiente, outros componentes do motor sofrerão um défice de lubrificação.

No caso do seu carro consumir níveis de óleo maiores que o normal, desloque-se ao seu mecânico para obter a sua opinião.

4. Faça manutenções regularmente

O turbo é um componente do motor que possui uma grande sensibilidade relativamente ao óleo. Desta forma, é necessário ter atenção à qualidade, à marca e à viscosidade recomendada pelo fabricante.

Para preservar a longevidade do turbo também é necessário cumprir com os prazos das revisões indicadas pelo fabricante e substituir periodicamente o óleo.

5. Evite desligar o carro logo após a sua viagem

A pressão do óleo é muito importante para o funcionamento do turbo. Como a sua gestão é realizada pelo trabalhar do motor, ao desligá-lo logo após a sua viagem enquanto o turbo está em esforço irá aumentar a possibilidade de desgaste.

Desta forma, deve aguardar aproximadamente 30 segundos antes de desligar o carro, de modo a facilitar a redução das rotações das turbinas e a diminuição progressiva da temperatura do turbo.


6. Não acelere antes de desligar o carro

Deve evitar esta prática, devido ao facto de contribuir para que as turbinas aumentem as suas rotações sem serem lubrificadas enquanto giram. As consequências a longo prazo deste comportamento podem originar falhas graves e representar despesas desnecessárias.


No caso de necessitar de substituir uma peça do seu automóvel, nós temos a solução para si.

Na B-Parts.com oferecemos mais de 2 000 000 de Peças Originais Usadas, individualmente fotografadas, com índice de qualidade, referência do fabricante e garantia de conformidade.

Dispomos ainda de uma equipa especializada de apoio ao cliente para o ajudar a esclarecer as suas dúvidas e garantir que encontra a peça que melhor se adeque às suas necessidades.