/ Centralina

Centralina do Motor

Considerada o “cérebro” do automóvel, a Centralina garante o desempenho ideal do motor através da recolha de informações de vários sensores localizados na injeção, na ignição e ABS e no sistema de controlo de tração. Ao processar estas informações a Centralina ajusta o funcionamento do motor para garantir a sua máxima eficiência.


A Centralina é um dispositivo eletrónico responsável pelo controlo de uma grande variedade de dispositivos mecânicos e eletrónicos num automóvel, nomeadamente a relação entre a entrada de ar e combustível, o tempo de ignição a velocidade em marcha-lenta e a interface de todos os componentes eletrónicos do carro, entre outras.

A sua localização num automóvel varia mediante o seu modelo. Normalmente está situada no compartimento do motor, porém pode-se encontrar na lateral do passageiro, debaixo do painel ou do porta-luvas.

Captura-de-ecra--2019-05-21--a-s-10.18.52

Sensores: Convertem as grandezas físicas monitorizadas para sinais elétricos que são posteriormente enviados para a centralina;

Centralina: Processa os sinais elétricos correspondentes a grandezas físicas e envia os sinais elétricos, correspondentes a ações que os atuadores devem executar;

Atuadores: Convertem os sinais elétricos recebidos da centralina para grandezas físicas, correspondentes a ações mecânicas e/ou elétricas que devem ser executadas;


Falha na Centralina

Como a Centralina é responsável pelo funcionamento geral do motor, uma falha pode ser catastrófica. Se o seu estado estiver em más condições, o motor pode funcionar indevidamente ou nem iniciar. Se houver suspeita de avaria é importante verificar os sensores relevantes e outros sistemas antes de chegar a uma conclusão.


Problemas e Sinais Comuns

  1. Aparecimento de microfissuras na placa de circuito impresso – Manifesta-se através do funcionamento instável dos cilindros do motor, da dificuldade de engrenar uma mudança numa caixa de velocidades automática e do veículo derrapar ao travar.
  2. Rutura dos cabos ou curto-circuito entre os terminais– Manifesta-se através do aumento do consumo do combustível e da queima de fusíveis frequente no carro.

No caso de necessitar de substituir uma peça do seu automóvel, nós temos a solução para si!
Na B-Parts.com oferecemos mais de 60 000 Centralinas Originais Usadas, individualmente fotografadas, com índice de qualidade, referência do fabricante e garantia de conformidade.

Dispomos ainda de uma equipa especializada de apoio ao cliente, para o ajudar a esclarecer as suas dúvidas e garantir que encontra a peça que melhor se adeque às suas necessidades.